Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Aulinha de gramática: esfumar ou esfumaçar?

Ontem a noite, estava vendo alguns vídeos de maquiagem de alguns sites, e até de algumas novelas, a maquiagem dos personagens, etc. E então escuto o termo "esfumaçar a sombra". "Esfumaçar". Juro! 
Mas pra confirmar pra ver se eu não estava errada, fui ver no no dicionário, se realmente eu posso surtar quando escuto este termo gramaticalmente incorreto (e sim! Sou MUITO chata pra isso!).

esfumaçar (es-fu-ma-çar)  

Esfumar; enegrecer com fumaça. 

Defumar alimentos.


esfumar (es-fu-mar)

Esbater os traços de lápis de um desenho.

Cobrir de sombreado levemente esbatido; desenhar a carvão.


Estamos esclarecidos???

Agora... olha só como pega mal: maquiador pagando de famoso, fazendo vídeo pra site de grande porte, e de milhares de acessos por dia, falando "ESFUMAÇAR a sombra".. pow.. é pra xingar a mãe né? Gente, porfa, quando for assim, se dê ao trabalho de ao menos jogar no Google e ver se o termo está gramaticalmente correto né! Ou no Word, sei lá! Isso pega MUITO mal!!!

E já que estamos corrigindo a gramática, outra que ouço até constantemente: "você me maqueia?"
Se eu te respondi "Não, eu te maquio!", foi porque minha tolerância estava zero. Mas geralmente não respondo isso, hehehe!

Não existe "MAQUEIAR", genteeee! Senão, a gente diria "maqueiagem", e não "maquiagem"! Não varia! É aquela coisa...

Eu maquio
Tu maquias
Ele maquia
Nós maquiamos
Vós maquiais
Eles maquiam

E pronto! Ê mania besta de brasileiro botar o "E" no meio das palavras! hahahaha!

E tenho dito!!! Hunf!! hahahaha!
PS: mais posts virão de maquiagem virão... deixa só eu parar de xingar as máquinas fotográficas de casa e tirar fotos decentes, aí sim!!!

5 comentários:

  1. Do dicionário Aurélio on line:

    Significado de Esfumar

    1 Sombrear com o esfuminho.
    2 Esbater os traços a carvão.
    3 Enegrecer com fumo.
    4 Desfazer-se em fumo; ir desaparecendo.
    5 Sombrear com o esfuminho.
    6 Esbater os traços a carvão.
    7 Enegrecer com fumo.

    Via google:

    esfumaçar
    verbo
    1.
    transitivo direto
    encher com muita fumaça; espalhar fumaça em.
    "a fogueira esfumaçou a casa"
    2.
    transitivo direto
    enegrecer com fumaça, tornar escuro; esfumar.
    "o fogão esfumaçou as paredes"

    Na realidade, você está equivocada: os termos são sinônimos. Neste caso, antes de ser usado na área da maquiagem, ele é usado na área do desenho. Aliás, é de lá que vem o hábito de usar a palavra esfumaçar com o significado de tornar o desenho ou a coloração como fumaça, se diluindo como fumaça. E nesta área, até bem pouco tempo, o termo predominantemente utilizado era esfumaçar. Com a introdução destes termos na maquiagem, tanto em uma área quanto outra, o termo predominantemente utilizado é esfumar, mas o termo esfumaçar não está errado e quer dizer exatamente a mesma coisa. Aliás, pode-se quase dizer que esfumar é quase uma corruptela ou contração do termo original, esfumaçar. E ambos, nas aplicações do desenho ou da maquiagem, fazem referência ao aspecto visual da fumaça. Em geral, quem usa o termo esfumaçar, ao invés de esfumar, é por que prefere utilizar o termo original, sem contrações. Todos precisamos dar uma olhadinha no Google. Desculpe se não concordei com o post... Mas é isso aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabens, muito bom ter pessoa como vc que sabe das coisas. Sempre pintei em telas e desenhei, desde 1979 e a vida inteira o termo usado pelos artistas e cursos foi "esfumaçar" é o original, agora que vieram com esse "esfumar" e acham que "esfumaçar" está errado. Isso é coisa de gente nova na profissão e prática, os veteranos e mas antigos, pioneiros na arte falam "esfumaçar" e sabem que estão certos. Eu falo esfumaçar e jamais falarei esfumar. Parabéns arquiteta Lise Noebauer pela aula. O inteligente é aquele que ouve e aprende, nunca é tarde!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Links para consulta:

    https://dicionariodoaurelio.com/esfumar
    https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=esfuma%C3%A7ar%20significado

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir